A designação de motores aeronáuticos como o Lycoming IO-550 contém informações sobre o tipo, características e especificações do motor. Aqui está como interpretar:
1. Fabricante:
Lycoming: Indica o fabricante do motor. Outros fabricantes incluem Continental, Rotax, etc.
2. Prefixos e letras iniciais:
I: Injetado (Fuel Injected). Significa que o motor usa injeção direta de combustível em vez de carburador.
O: Opósito (Opposed). Refere-se ao arranjo dos cilindros em forma de "boxer", com cilindros opostos horizontalmente. Isso é comum em motores de aviação devido à eficiência e menor perfil aerodinâmico.
Outros prefixos comuns:
R: Radial (cilindros dispostos em círculo ao redor do virabrequim).
T: Turboalimentado (Turbocharged).
TS: Turbo e superalimentado (Turbo-supercharged).
G: Motor preparado para combustível alternativo, como gás natural.
3. Número (550):
Representa a capacidade volumétrica total do motor em polegadas cúbicas (cubic inches). No caso do IO-550, o motor tem 550 polegadas cúbicas, o que equivale aproximadamente a 9 litros de deslocamento.
4. Sufixos:
Alguns motores incluem letras adicionais no final (ex.: IO-550-B, IO-550-N). Esses sufixos indicam variações ou configurações específicas, como modificações no sistema de escape, no sistema de ignição ou adaptações para diferentes aeronaves.
Exemplo de leitura do Lycoming IO-550:
É um motor de pistão, oposto horizontalmente, com injeção de combustível, e 550 polegadas cúbicas de deslocamento.
Comments