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Cultura aeronáutica e informações técnicas sobre aviação...

Conheça o significado das designações técnicas dos motores aeronáuticos:

Foto do escritor: jcarlosperucajcarlosperuca

A designação de motores aeronáuticos como o Lycoming IO-550 contém informações sobre o tipo, características e especificações do motor. Aqui está como interpretar:


1. Fabricante:

  • Lycoming: Indica o fabricante do motor. Outros fabricantes incluem Continental, Rotax, etc.


2. Prefixos e letras iniciais:

  • I: Injetado (Fuel Injected). Significa que o motor usa injeção direta de combustível em vez de carburador.

  • O: Opósito (Opposed). Refere-se ao arranjo dos cilindros em forma de "boxer", com cilindros opostos horizontalmente. Isso é comum em motores de aviação devido à eficiência e menor perfil aerodinâmico.


Outros prefixos comuns:

  • R: Radial (cilindros dispostos em círculo ao redor do virabrequim).

  • T: Turboalimentado (Turbocharged).

  • TS: Turbo e superalimentado (Turbo-supercharged).

  • G: Motor preparado para combustível alternativo, como gás natural.


3. Número (550):

  • Representa a capacidade volumétrica total do motor em polegadas cúbicas (cubic inches). No caso do IO-550, o motor tem 550 polegadas cúbicas, o que equivale aproximadamente a 9 litros de deslocamento.


4. Sufixos:

  • Alguns motores incluem letras adicionais no final (ex.: IO-550-B, IO-550-N). Esses sufixos indicam variações ou configurações específicas, como modificações no sistema de escape, no sistema de ignição ou adaptações para diferentes aeronaves.


Exemplo de leitura do Lycoming IO-550:

É um motor de pistão, oposto horizontalmente, com injeção de combustível, e 550 polegadas cúbicas de deslocamento.


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