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Blog eAviation

Cultura aeronáutica e informações técnicas sobre aviação...

Conheça o Flight Path Marker (FPM) e o Flight Path Predictor.

Você sabe o que é aquele círculo verde que aparece sobre o ADI (Attitude Indicator) em Glass Cockpits Garmin — especialmente durante aproximações, manobras IFR ou navegação com auxílio de GPS ou navegação por instrumentos.


Esse símbolo é chamado de:

Flight Path Marker (FPM) ou

Velocity Vector


O que é o Flight Path Marker (FPM)?

É um círculo verde com pequenas asas e uma "cauda", sobreposto ao horizonte artificial no PFD. Ele indica para onde a aeronave realmente está se deslocando — ou seja, sua trajetória de voo real, considerando efeitos de vento, inclinação, razão de descida/subida, etc.


Enquanto o Aircraft Symbol mostra para onde o nariz da aeronave está apontado, o Flight Path Marker mostra para onde a aeronave está realmente indo.


Quando ele é usado?

  • Durante aproximações de precisão (como ILS, LPV)

  • Em manobras com vento forte (compensação de deriva)

  • Em subidas, descidas, curvas coordenadas


É especialmente útil porque, quando o FPM está alinhado com a pista no ADI, o piloto sabe que a aeronave está de fato se deslocando na direção da pista — mesmo que o nariz (Aircraft Symbol) esteja apontado levemente para o lado (por causa do vento, por exemplo).




A famosa “bananinha” magenta (sim, muitos chamam assim mesmo! 😄) tem um papel super importante na consciência situacional do piloto, especialmente em fases críticas de voo como subidas, curvas e descidas.


Nome técnico:

Flight Path Predictor ou Flight Path Trend Vector(e às vezes apenas "Trend Vector" ou "Flight Path Cue", dependendo da documentação e versão do sistema)


Onde aparece:

Ela aparece na tela do PFD ou MFD — na parte de atitude (ADI), à frente


O que ela indica?

A “bananinha” magenta mostra onde a aeronave estará em 6 segundos, se nada mudar — ou seja, ela projeta a tendência atual da trajetória de voo com base nos vetores atuais de velocidade, atitude e taxa de subida/descida.


Interpretação prática:

  • Em subidas, ela aparece acima do símbolo da aeronave → indicando que a aeronave vai continuar subindo.

  • Em descidas, aparece abaixo → indicando que vai continuar descendo.

  • Em curvas, ela aparece à frente e para o lado, apontando para onde a aeronave vai terminar se dirigindo.


Isso permite ao piloto antecipar a trajetória e corrigir antes que o desvio aconteça, ajudando muito em:

  • Aproximações estabilizadas

  • Evitar overshoot de altitude ou curva

  • Voos em condições IMC


Exemplo prático:

Você está em uma descida para um fixo a 3.000 pés e quer estabilizar. Se a “bananinha” ainda estiver abaixo do horizonte, isso quer dizer que você vai continuar descendo — então, precisa ajustar o pitch ou potência para interceptar e nivelar na altitude correta.





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