Conheça o Flight Path Marker (FPM) e o Flight Path Predictor.
- jcarlosperuca
- 19 de abr.
- 2 min de leitura
Você sabe o que é aquele círculo verde que aparece sobre o ADI (Attitude Indicator) em Glass Cockpits Garmin — especialmente durante aproximações, manobras IFR ou navegação com auxílio de GPS ou navegação por instrumentos.
Esse símbolo é chamado de:
✅ Flight Path Marker (FPM) ou
✅ Velocity Vector
O que é o Flight Path Marker (FPM)?
É um círculo verde com pequenas asas e uma "cauda", sobreposto ao horizonte artificial no PFD. Ele indica para onde a aeronave realmente está se deslocando — ou seja, sua trajetória de voo real, considerando efeitos de vento, inclinação, razão de descida/subida, etc.
Enquanto o Aircraft Symbol mostra para onde o nariz da aeronave está apontado, o Flight Path Marker mostra para onde a aeronave está realmente indo.
Quando ele é usado?
Durante aproximações de precisão (como ILS, LPV)
Em manobras com vento forte (compensação de deriva)
Em subidas, descidas, curvas coordenadas
É especialmente útil porque, quando o FPM está alinhado com a pista no ADI, o piloto sabe que a aeronave está de fato se deslocando na direção da pista — mesmo que o nariz (Aircraft Symbol) esteja apontado levemente para o lado (por causa do vento, por exemplo).

A famosa “bananinha” magenta (sim, muitos chamam assim mesmo! 😄) tem um papel super importante na consciência situacional do piloto, especialmente em fases críticas de voo como subidas, curvas e descidas.
Nome técnico:
Flight Path Predictor ou Flight Path Trend Vector(e às vezes apenas "Trend Vector" ou "Flight Path Cue", dependendo da documentação e versão do sistema)
Onde aparece:
Ela aparece na tela do PFD ou MFD — na parte de atitude (ADI), à frente
O que ela indica?
A “bananinha” magenta mostra onde a aeronave estará em 6 segundos, se nada mudar — ou seja, ela projeta a tendência atual da trajetória de voo com base nos vetores atuais de velocidade, atitude e taxa de subida/descida.
Interpretação prática:
Em subidas, ela aparece acima do símbolo da aeronave → indicando que a aeronave vai continuar subindo.
Em descidas, aparece abaixo → indicando que vai continuar descendo.
Em curvas, ela aparece à frente e para o lado, apontando para onde a aeronave vai terminar se dirigindo.
Isso permite ao piloto antecipar a trajetória e corrigir antes que o desvio aconteça, ajudando muito em:
Aproximações estabilizadas
Evitar overshoot de altitude ou curva
Voos em condições IMC
Exemplo prático:
Você está em uma descida para um fixo a 3.000 pés e quer estabilizar. Se a “bananinha” ainda estiver abaixo do horizonte, isso quer dizer que você vai continuar descendo — então, precisa ajustar o pitch ou potência para interceptar e nivelar na altitude correta.

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