A Influência das Curvas na Velocidade de Estol
Durante o voo, a velocidade de estol de uma aeronave representa a menor velocidade em que ela pode manter o voo sustentado sem que ocorra perda de sustentação. No entanto, essa velocidade não é constante e aumenta significativamente quando a aeronave realiza curvas com inclinação das asas.

O Que Acontece Durante uma Curva
Quando uma aeronave entra em uma curva, as asas são inclinadas em relação ao horizonte. Para que a aeronave não perca altitude, a força de sustentação precisa ser suficiente para equilibrar o peso da aeronave e também para fornecer a força centrípeta necessária para manter a curva. Isso faz com que o piloto precise aumentar o ângulo de ataque ou a velocidade.
Esse aumento da inclinação (conhecido como bank angle) eleva o fator de carga sobre a aeronave. O fator de carga (“G”) é a relação entre a força de sustentação necessária para o voo nivelado e o peso da aeronave:
Onde:
n é o fator de carga,
∅ é o ângulo de inclinação das asas.
A medida que o fator de carga aumenta, a velocidade de estol também aumenta, pois a carga extra sobre as asas requer maior sustentação, que por sua vez demanda maior velocidade do ar para evitar o estol.
A Fórmula da Velocidade de Estol em Curva:
A relação entre a velocidade de estol em voo reto nivelado e em curva é:


Quanto maior o ângulo de inclinação, maior será a sustentação necessária, o que aumenta o fator de carga e, consequentemente, a velocidade de estol.
Onde:
VS1 é a velocidade de estol com as asas niveladas e configuração de voo limpa,
∅ é o ângulo de inclinação das asas.
Exemplo de Cálculo
Se a velocidade de estol em voo reto e nivelado for 60 nós, e a aeronave estiver em uma curva com 45º de inclinação:

A velocidade de estol em curva será de 71,34 nós.
Isso mostra que a velocidade de estol aumenta de 60 para cerca de 71,4 nós devido à inclinação.
Considerações de Segurança
Pilotos precisam estar cientes desse comportamento para evitar o estol, especialmente durante manobras acentuadas a baixas velocidades ou próximas ao solo. Manter margens adequadas acima da velocidade de estol em curva e evitar inclinações excessivas são práticas fundamentais para segurança.
Em resumo, a velocidade de estol de uma aeronave aumenta conforme o fator de carga cresce com o ângulo de inclinação das asas, tornando essencial um planejamento cuidadoso e uma pilotagem precisa durante curvas.

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