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Aprenda a interpretar um NOTAM.

Atualizado: 4 de set.

NOTAM (Notice to Airmen, ou, atualmente, Notice to Air Missions) é um aviso oficial utilizado na aviação para informar pilotos e operadores de voo sobre condições temporárias que podem afetar a segurança do voo.


Esses avisos podem incluir:

✈️ Mudanças em pistas de pouso e taxiways

⛈️ Condições meteorológicas adversas

🚧 Fechamentos temporários de aeroportos

📡 Falhas em auxílios à navegação

🎆 Eventos especiais, como shows aéreos ou fogos de artifício


A publicação de NOTAMs é responsabilidade dos órgãos de controle do espaço aéreo de cada país. No Brasil, essa função é desempenhada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que faz parte da Força Aérea Brasileira (FAB).


Principais órgãos responsáveis por NOTAMs ao redor do mundo:

📌 Brasil – DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)

📌 Estados Unidos – FAA (Federal Aviation Administration)

📌 Europa – EASA (European Union Aviation Safety Agency) e órgãos nacionais de cada país

📌 Reino Unido – CAA (Civil Aviation Authority)

📌 Internacional – ICAO (International Civil Aviation Organization) define os padrões


A divulgação de NOTAMs segue um processo padronizado definido pela ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional).


No Brasil, os Centros Expedidores de NOTAM (NOF - Notice to Airmen Office) são responsáveis pela emissão e disseminação dos NOTAMs e estão subordinados ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).


Atualmente, o DECEA mantém cinco NOFs operacionais, cada um cobrindo uma área específica do espaço aéreo brasileiro.


Centros Expedidores de NOTAM (NOF) do Brasil:

  1. SBBR – CINDACTA I (Brasília)

    • Responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) Brasília (SBBS).

  2. SBCT – CINDACTA II (Curitiba)

    • Responsável pela FIR Curitiba (SBCW).

  3. SBRF – CINDACTA III (Recife)

    • Responsável pela FIR Recife (SBRE).

  4. SBEG – CINDACTA IV (Manaus)

    • Responsável pela FIR Amazônica (SBAZ).

  5. SBSP – SRPV-SP (Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo)

    • Responsável pelo espaço aéreo do Terminal São Paulo (TMA-SP).


Cada NOF é responsável por processar e divulgar informações aeronáuticas essenciais para a segurança do tráfego aéreo em sua área de atuação.


Como solicitar um NOTAM:

Existe uma plataforma de serviços de Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica (SDIA), que tem como objetivo unificar o recebimento, por parte do DECEA, de solicitações de divulgação informações aeronáuticas. Ao centralizar e padronizar esse processo, o monitoramento da cadeia de informação é facilitado. Portanto, as solicitações para divulgar informações aeronáuticas, que incluem o NOTAM, são feitas através do SDIA.


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Processo de Divulgação de um NOTAM

1️⃣ Solicitação:

2️⃣ Elaboração e Formatação:

3️⃣ Publicação no Sistema Aeronáutico:

  • No Brasil, os NOTAMs são disponibilizados no AISWEB (Sistema de Informação Aeronáutica do DECEA).

  • Internacionalmente, os sistemas equivalentes fazem a distribuição para os pilotos e operadores de voo.


4️⃣ Acesso pelos Usuários:

  • Pilotos, companhias aéreas e órgãos de controle acessam os NOTAMs via sistemas como AISWEB, aplicativos de planejamento de voo e centrais de operações aéreas.


5️⃣ Validade e Atualização:

  • NOTAMs podem ter validade determinada ou serem cancelados/modificados conforme necessário.


Interpretar um NOTAM exige conhecimento das abreviações e do formato padronizado pela ICAO (International Civil Aviation Organization).


Os códigos das FIRs (Flight Information Regions) são utilizados na identificação das mensagens NOTAM (Notice to Airmen) no Brasil da seguinte forma:


Estrutura da Linha 1 - Identificação

Cada NOTAM no Brasil possui um número de identificação único no formato [Série][Número]/[Ano] [Tipo], composto por:


  1. Uma letra de série: Indica a FIR de abrangência do NOTAM.

  2. Um número sequencial: Sequencial e independente para cada série, reiniciando a cada ano.

  3. O ano de emissão: Nos dois últimos dígitos.

  4. Tipo de NOTAM: A letra "N" significa que é um NOTAM novo (NOTAMN), contendo uma nova informação em vigor, distinta de um NOTAM substituto (R) ou cancelador (C).


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No Brasil, os NOTAMs emitidos pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) são organizados em séries, conforme sua finalidade e público-alvo.


NACIONAIS:

São em número de seis, cada uma correspondendo à área de jurisdição de um centro expedidor de NOTAM:

a) B – CRN de Recife;

b) D – CRN de São Paulo;

c) E – CRN de Curitiba;

d) F – CRN de Brasília;

e) G – CRN de Manaus; e

f) Z – Centro Geral de NOTAM.


INTERNACIONAIS:

São em número de cinco, cada uma correspondendo ao espaço abrangido por uma FIR:

a) I – FIR Recife;

b) J – FIR Brasília;

c) K – FIR Curitiba;

d) N – FIR Atlântico; e

e) O – FIR Amazônica.


Exemplo prático:

E0456/25 -> NOTAM nº 456 emitido na FIR Curitiba (série E), em 2025.


Onde encontrar os NOTAMs e suas séries:

Os NOTAMs emitidos no Brasil podem ser consultados através do site do AISWEB (Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA): https://aisweb.decea.mil.br/?i=notam


Ao acessar o site, é possível realizar consultas por FIR, localidade ou outros critérios, e a letra da série do NOTAM estará visível na listagem e no detalhamento de cada mensagem.


Estrutura de um NOTAM:

Um NOTAM segue um formato específico, dividido em seções:


Na linha 2 de um NOTAM, a informação começa com um código "Q)", seguido por uma sequência padronizada de códigos ICAO. Esse formato é definido pela ICAO (International Civil Aviation Organization) no Anexo 15 e no Doc 10066 (PANS-AIM).


Estrutura da Linha 2 - Qualificadores (Campos do Q-Code)

Q) [FIR] / [Código do Assunto] / [Tráfego Afetado] / [Propósito]  /   [Âmbito] / [Altitude] / [Localização] / [Raio]

📌 [FIR] → Código ICAO da FIR responsável

📌 [Código do Assunto] → Tipo de restrição (exemplo: pista fechada, obstáculo, restrição de espaço aéreo)

📌 [Tráfego Afetado] → Qual tipo de tráfego é impactado (IFR, VFR, ambos)

📌 [Propósito] → Qual tipo de operação afetada

📌 [Âmbito] → Qual área da aviação é afetada (aeródromos, navegação, serviços)

📌 [Altitude] → Altitude mínima e máxima afetada

📌 [Localização] → Coordenadas geográficas da restrição

📌 [Raio] → Qual o limite de distância afetada pela informação NOTAM


Principais Códigos para a Linha 2

1 - Código da FIR (Flight Information Region)

A FIR indica a área de controle do espaço aéreo. Exemplos para o Brasil:

  • SBBS – FIR Brasília

  • SBCW – FIR Curitiba

  • SBAZ – FIR Amazonica

  • SBRE – FIR Recife

  • SBAO – FIR Atlântico


2 - Código do Assunto (Segundo Campo - Informação do NOTAM)

O Código do Assunto no segundo campo de um NOTAM, conforme definido pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e detalhado em publicações como a TCA 53-1 do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no Brasil, é composto por cinco letras, sendo a primeira sempre "Q" (indicador de código NOTAM) seguida por quatro letras que especificam o tipo de situação informada. As segunda e terceira letras indicam o tipo de evento ou instalação afetada, enquanto as quarta e quinta letras descrevem a condição ou status desse evento.


Abaixo, explico o significado das letras que compõem o Código do Assunto, com base nas normas da ICAO e nas informações disponíveis:


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Estrutura do Código do Assunto:

O código do assunto segue o formato: QABCD

  • Q: Sempre a primeira letra, indica que é um código NOTAM.

  • AB (segunda e terceira letras): Identificam o tipo de instalação, serviço, procedimento ou perigo afetado.

  • CD (quarta e quinta letras): Indicam a condição ou status da situação (ex.: fechado, inoperante, disponível, etc.).


Significado das Letras:

Segunda e Terceira Letras (AB) – Tipo de Evento ou Instalação

As segunda e terceira letras especificam a categoria da informação ou o elemento aeronáutico afetado. Para a lista completa, consulte a https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/tca-53-1 ou o Anexo 15 da ICAO):


AGA – AERÓDROMO E AUXÍLIOS EM TERRA

  • Instalações de iluminação (L)

  • Área de pouso e movimento (M)

  • Instalações e serviços (F)

Exemplos:

  • LA - Sistema de luzes de aproximação

  • MR - Pista de Pouso

  • FA - Aeródromo


ATM – GERENCIAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO

  • Organização do espaço aéreo (A)

  • Serviços de trafego aéreo e volmet (S)

  • Procedimentos de trafego aéreo (P)

Exemplos:

  • AT - Área de controle terminal

  • SC - Centro de controle de área

  • PA - Chegada padrão por instrumentos


CNS – COMUNICAÇÕES, NAVEGAÇÃO E VIGILÂNCIA

  • Instalações de comunicações e radar (C)

  • Sistemas de pouso por instrumentos e micro-ondas (I)

  • Serviços de GNSS (G)

  • Instalações de navegação em rota e terminal (N)

Exemplos:

  • CS - Radar secundário de vigilância

  • IC - Sistema de pouso por instrumentos

  • GA - Operações específicas de aeródromo coberto pelo sistema mundial de navegação por satélite

  • NV - Radiofarol onidirecional em VHF


AVISOS À NAVEGAÇÃO

  • Restrições no espaço aéreo (R)

  • Avisos (W)

Exemplos:

  • RR - Área restrita

  • WP - Exercício de paraquedismo, parapente ou asa-delta


OUTRAS INFORMAÇÕES (O)

Exemplo:

  • OB - Obstáculo


Quarta e Quinta Letras (CD) – Condição ou Status

As quarta e quinta letras descrevem o estado ou condição do elemento identificado pelas segunda e terceira letras. Exemplos comuns incluem:

  • LC: Fechado (Closed).

  • CA: Ativado (Activated).

  • XX: Condição não especificada ou genérica (usada para eventos diversos).

  • TT: Perigo (Threat).

  • AH: Horário alterado (Hours of Operation Changed).

  • CN: Cancelado (Canceled).

  • AV: Disponível (Available).

  • IN: Inoperante (Inoperative).

  • RT: Restrito (Restricted).


Exemplo:

  • QMRLC: "LC" indica que a pista está fechada (Runway Closed).

  • QRRCA: "CA" indica que a área restrita está ativa (Restricted Area Activated).


Exemplo Prático:

Um código como Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005:

  • QMRLC:

    • Q: Código NOTAM.

    • MR: Refere-se a uma pista (Runway).

    • LC: Indica que a pista está fechada (Closed).

  • Isso significa que o NOTAM informa o fechamento de uma pista na FIR Brasília (SBBS), afetando voos IFR e VFR (IV), com propósito NBO (conhecimento imediato, incluído no PIB, importante para operações), no âmbito de um aeródromo (A), com limites de altitude de 0 a ilimitado (000/999) e localização específica (2334S04637W com raio de 5 milhas náuticas).


3 - Tráfego Afetado (Terceiro Campo - Tipo de Tráfego Impactado)

Define quais operações são impactadas:

  • I → IFR

  • V → VFR

  • IV → Ambos

  • K → Lista de verificação


4 - Propósito (Quarto Campo - Operação Afetada)

Especifica a importância do NOTAM quanto à divulgação ou inserção em PIB, sendo composto pelas seguintes letras:

a) B – Indica que o NOTAM deve fazer parte de um PIB;

b) M – Indica que o NOTAM não deve fazer parte de um PIB, mas deve estar disponível quando solicitado;

c) N – Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves;

d) O – Indica que o NOTAM é importante para as operações;

e) BO – Indica que o NOTAM deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações;

f) NBO – Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações; ou

g) K – Lista de Verificação.


5 - Âmbito (Quinto Campo - Área Afetada)

Indica o tipo de área que será impactada:

a) A – Aplicado a Aeródromos;

b) E – Aplicado a Rotas ATS;

c) W – Aplicado a Advertências à Navegação;

d) AE – Aplicado aos Aeródromos e às Rotas ATS; ou

e) K – Lista de Verificação.


6 - Altitude Afetada (Sexto Campo - Altitudes mínima e máxima)

Indica quais as altitudes que serão impactadas:

  • 000 → Limite vertical inferior deste NOTAM: 000 - GND e SFC

  • 999 → Limite vertical superior deste NOTAM: 999 UNL ilimitado


7 - Localização e Raio (Sétimo Campo - Coordenadas Lat/Long Raio)

Indica quais as coordenadas e o raio que serão impactadas:

  • 23°34'S → Latitude e hemisfério do ponto da coordenada

  • 046°37'W → Longitude e hemisfério do ponto da coordenada

  • 005 → Distância em milhas náuticas à partir do Airport Reference Point


Exemplos de um NOTAM - Linha 2:

Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005

🔹 SBBS → FIR Brasília

🔹 QMRLC → Pista Fechada

🔹 IV → Afeta voos IFR e VFR

🔹 NBO → Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações

🔹 A → Aeródromo

🔹 000/999 → Altitude mínima 0 pés, máxima ilimitada

🔹 2334S04637W005 → Localização da restrição ARP em 5 milhas náuticas


A segunda linha do NOTAM segue um padrão rígido, e cada código tem um significado específico. Saber interpretá-los ajuda na leitura rápida e eficiente do NOTAM.


Conteúdos que podem ser inseridos no NOTAM após a linha 2:


1️⃣ Linha "A)" → Local de Aplicação

Indica o código ICAO do aeroporto ou FIR onde o NOTAM se aplica.

🔹 Exemplo:

A) SBGR

📌 SBGR → Se aplica ao Aeroporto de Guarulhos


2️⃣ Linhas "B)" e "C)" → Período de Validade

Definem a data e hora UTC em que a informação começa e termina.

🔹 Exemplo:

B) 2404011200 
C) 2404152359

📌 B) 01/04/2024 às 12:00 UTC → Início da restrição

📌 C) 15/04/2024 às 23:59 UTC → Fim da restrição


3️⃣ Linha "D)" → Horários Específicos (Opcional)

Se o NOTAM não for válido 24h por dia, esta linha define os horários de aplicação.

🔹 Exemplo:

D) 1200-2200 MON-FRI

📌 Válido apenas das 12:00 às 22:00 UTC, de segunda a sexta-feira


4️⃣ Linha "E)" → Texto Explicativo (Descrição do NOTAM)

Aqui fica a descrição detalhada do evento, contendo:

✔️ O que está acontecendo (fechamento de pista, falha de equipamento, obras)

✔️ Local e motivos

✔️ Efeitos para operações aéreas

🔹 Exemplo:

E) RWY 09L/27R CLSD DUE TO WIP

📌 Pista 09L/27R fechada devido a obras (Work In Progress - WIP)


5️⃣ Linha "F)" e "G)" → Altitudes Afetadas (Opcional, usado para espaço aéreo). Define a altitude mínima (F) e altitude máxima (G) afetada pela restrição.

🔹 Exemplo:

F) 0300FT
G) 10000FT

📌 Restrição entre 300 pés e 10.000 pés


Exemplo de NOTAM realista:

Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005
A) SBGR
B) 2403011200
C) 2403152359
E) RWY 09L/27R CLSD DUE TO WIP

Passo a Passo da Interpretação:


Linha 2: Informações gerais (código ICAO)

Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005

📌 Q) → Prefixo indicando que é um NOTAM do tipo "Q" (qualquer informação aeronáutica)

📌 SBBS → Região FIR (Flight Information Region) SBBS - FIR Brasília

📌 QMRLC → Código da situação informada:

  • QMR → Runway (pista)

  • LC → Closed (fechada)

📌 IV → Categoria do NOTAM (IFR/VFR)

📌 NBO → Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações

📌 A → Área afetada (Aeródromo)

📌 000/999 → Altitude afetada (do solo até altitude ilimitada - 999 FL)

📌 2334S04637W005 → Coordenadas geográficas da restrição (Latitude 23°34’S e Longitude 046°37’W) 005 →Raio de aplicação


Linha 3: Localização

A) SBGR

📌 SBGR → Código ICAO do aeroporto (Guarulhos - SP, Brasil)


Linha 4: Período de Validade

B) 2403011200  

C) 2403152359  

📌 B) 2403011200 → Início da restrição: 1º de março de 2024 às 12:00 UTC

📌 C) 2403152359 → Fim da restrição: 15 de março de 2024 às 23:59 UTC


Linha 5: Descrição da Restrição

E) RWY 09L/27R CLSD DUE TO WIP

📌 RWY 09L/27R → Pista 09L/27R

📌 CLSD → Fechada (Closed)

📌 DUE TO WIP → Motivo: Trabalhos em andamento (Work In Progress - WIP)


Resumo da Interpretação

📍 Local: Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR)

📅 Período: De 01/MAR/2024 12:00 UTC até 15/MAR/2024 23:59 UTC

🚧 Restrição: Pista 09L/27R fechada devido a obras

🗺️ Localização Geográfica: 23°34’S / 046°37’W


Esse tipo de NOTAM é fundamental para pilotos e operadores de voo ajustarem seus planejamentos, evitando surpresas operacionais.





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