Aprenda a interpretar um NOTAM.
- jcarlosperuca
- 30 de mar.
- 8 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.
NOTAM (Notice to Airmen, ou, atualmente, Notice to Air Missions) é um aviso oficial utilizado na aviação para informar pilotos e operadores de voo sobre condições temporárias que podem afetar a segurança do voo.
Esses avisos podem incluir:
✈️ Mudanças em pistas de pouso e taxiways
⛈️ Condições meteorológicas adversas
🚧 Fechamentos temporários de aeroportos
📡 Falhas em auxílios à navegação
🎆 Eventos especiais, como shows aéreos ou fogos de artifício
A publicação de NOTAMs é responsabilidade dos órgãos de controle do espaço aéreo de cada país. No Brasil, essa função é desempenhada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que faz parte da Força Aérea Brasileira (FAB).
Principais órgãos responsáveis por NOTAMs ao redor do mundo:
📌 Brasil – DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)
📌 Estados Unidos – FAA (Federal Aviation Administration)
📌 Europa – EASA (European Union Aviation Safety Agency) e órgãos nacionais de cada país
📌 Reino Unido – CAA (Civil Aviation Authority)
📌 Internacional – ICAO (International Civil Aviation Organization) define os padrões
A divulgação de NOTAMs segue um processo padronizado definido pela ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional).
No Brasil, os Centros Expedidores de NOTAM (NOF - Notice to Airmen Office) são responsáveis pela emissão e disseminação dos NOTAMs e estão subordinados ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Atualmente, o DECEA mantém cinco NOFs operacionais, cada um cobrindo uma área específica do espaço aéreo brasileiro.
Centros Expedidores de NOTAM (NOF) do Brasil:
SBBR – CINDACTA I (Brasília)
Responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) Brasília (SBBS).
SBCT – CINDACTA II (Curitiba)
Responsável pela FIR Curitiba (SBCW).
SBRF – CINDACTA III (Recife)
Responsável pela FIR Recife (SBRE).
SBEG – CINDACTA IV (Manaus)
Responsável pela FIR Amazônica (SBAZ).
SBSP – SRPV-SP (Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo)
Responsável pelo espaço aéreo do Terminal São Paulo (TMA-SP).
Cada NOF é responsável por processar e divulgar informações aeronáuticas essenciais para a segurança do tráfego aéreo em sua área de atuação.
No Brasil, os NOTAMs emitidos pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) são organizados em séries, conforme sua finalidade e público-alvo.
Processo de Divulgação de um NOTAM
1️⃣ Solicitação:
Um órgão aeronáutico (como um aeroporto, ATC ou companhia aérea) identifica a necessidade de um NOTAM.
A solicitação é enviada ao Órgão de Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) competente.
2️⃣ Elaboração e Formatação:
O NOTAM é redigido conforme o formato padrão da ICAO, com códigos e abreviações específicos.
https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/ica-53-1
3️⃣ Publicação no Sistema Aeronáutico:
No Brasil, os NOTAMs são disponibilizados no AISWEB (Sistema de Informação Aeronáutica do DECEA).
Internacionalmente, os sistemas equivalentes fazem a distribuição para os pilotos e operadores de voo.
4️⃣ Acesso pelos Usuários:
Pilotos, companhias aéreas e órgãos de controle acessam os NOTAMs via sistemas como AISWEB, aplicativos de planejamento de voo e centrais de operações aéreas.
5️⃣ Validade e Atualização:
NOTAMs podem ter validade determinada ou serem cancelados/modificados conforme necessário.
Interpretar um NOTAM exige conhecimento das abreviações e do formato padronizado pela ICAO (International Civil Aviation Organization).
Os códigos das FIRs (Flight Information Regions) são utilizados na identificação das mensagens NOTAM (Notice to Airmen) no Brasil da seguinte forma:
Estrutura do Número do NOTAM:
Cada NOTAM no Brasil possui um número de identificação único, composto por:
Uma letra de série: Indica a FIR de abrangência do NOTAM.
Um número sequencial: Sequencial e independente para cada série, reiniciando a cada ano.
O ano de emissão: Nos dois últimos dígitos.
Séries de NOTAM e suas FIRs correspondentes:
Desde a reestruturação das séries de NOTAM no Brasil, conforme o AIC A24/24, as letras de série correspondem às seguintes:
a) B – CINDACTA III;
b) D – SRPV-SP;
c) E – CINDACTA II;
d) F – CINDACTA I; e
e) G – CINDACTA IV.
A série Zulu (Z) corresponde a todo o território nacional e será utilizada nas seguintes circunstâncias:
a) NOTAM iniciadores;
b) informações localizadas em mais de uma FIR;
c) NOTAM que cancelem ou substituam Suplemento AIP;
d) informações que possuam como indicador de localidade SBXX; e
e) NOTAM PERM.
Exemplo prático:
E0456/25 -> NOTAM nº 456 emitido na FIR Curitiba (série E), em 2025.
Onde encontrar os NOTAMs e suas séries:
Os NOTAMs emitidos no Brasil podem ser consultados através do site do AISWEB (Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA): https://aisweb.decea.mil.br/?i=notam
Ao acessar o site, é possível realizar consultas por FIR, localidade ou outros critérios, e a letra da série do NOTAM estará visível na listagem e no detalhamento de cada mensagem.
Estrutura de um NOTAM:
Um NOTAM segue um formato específico, dividido em seções:
Na linha 1 de um NOTAM, a informação começa com um código "Q)", seguido por uma sequência padronizada de códigos ICAO. Esse formato é definido pela ICAO (International Civil Aviation Organization) no Anexo 15 e no Doc 10066 (PANS-AIM).
Estrutura da Linha 1 Qualificadores (Campos do Q-Code)
Q) [FIR] / [Código do Assunto] / [Tráfego Afetado] / [Propósito] / [Âmbito] / [Altitude] / [Localização] / [Raio]
📌 [FIR] → Código ICAO da FIR responsável
📌 [Código do Assunto] → Tipo de restrição (exemplo: pista fechada, obstáculo, restrição de espaço aéreo)
📌 [Tráfego Afetado] → Qual tipo de tráfego é impactado (IFR, VFR, ambos)
📌 [Propósito] → Qual tipo de operação afetada
📌 [Âmbito] → Qual área da aviação é afetada (aeródromos, navegação, serviços)
📌 [Altitude] → Altitude mínima e máxima afetada
📌 [Localização] → Coordenadas geográficas da restrição
📌 [Raio] → Qual o limite de distância afetada pela informação NOTAM
Principais Códigos para a Linha 1
1 - Código da FIR (Flight Information Region)
A FIR indica a área de controle do espaço aéreo. Exemplos para o Brasil:
SBBS – FIR Brasília
SBCW – FIR Curitiba
SBAZ – FIR Amazonica
SBRE – FIR Recife
SBAO – FIR Atlântico
2 - Código do Assunto (Segundo Campo - Informação do NOTAM)
Indica o tipo de situação informada.

Os códigos podem ser encontrados na publicação DECEA TCA 53-1

Exemplos:
QMRLC → Pista fechada (Runway Closed)
QMXLC → Taxiway fechada (Taxiway Closed)
QRTCA → Espaço aéreo temporariamente controlado
3 - Tráfego Afetado (Terceiro Campo - Tipo de Tráfego Impactado)
Define quais operações são impactadas:
I → IFR
V → VFR
IV → Ambos
K → Lista de verificação
4 - Propósito (Quarto Campo - Operação Afetada)
Especifica a importância do NOTAM quanto à divulgação ou inserção em PIB, sendo composto pelas seguintes letras:
a) B – Indica que o NOTAM deve fazer parte de um PIB;
b) M – Indica que o NOTAM não deve fazer parte de um PIB, mas deve estar disponível quando solicitado;
c) N – Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves;
d) O – Indica que o NOTAM é importante para as operações;
e) BO – Indica que o NOTAM deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações;
f) NBO – Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações; ou
g) K – Lista de Verificação.
5 - Âmbito (Quinto Campo - Área Afetada)
Indica o tipo de área que será impactada:
a) A – Aplicado a Aeródromos;
b) E – Aplicado a Rotas ATS;
c) W – Aplicado a Advertências à Navegação;
d) AE – Aplicado aos Aeródromos e às Rotas ATS; ou
e) K – Lista de Verificação.
6 - Altitude Afetada (Sexto Campo - Altitudes mínima e máxima)
Indica quais as altitudes que serão impactadas:
000 → Limite vertical inferior deste NOTAM: 000 - GND e SFC
999 → Limite vertical superior deste NOTAM: 999 UNL ilimitado
7 - Localização e Raio (Sétimo Campo - Coordenadas Lat/Long Raio)
Indica quais as coordenadas e o raio que serão impactadas:
23°34'S → Latitude e hemisfério do ponto da coordenada
046°37'W → Longitude e hemisfério do ponto da coordenada
005 → Distância em milhas náuticas à partir do Airport Reference Point
Exemplos de um NOTAM - Linha 1:
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005
🔹 SBBS → FIR Brasília
🔹 QMRLC → Pista Fechada
🔹 IV → Afeta voos IFR e VFR
🔹 NBO → Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações
🔹 A → Aeródromo
🔹 000/999 → Altitude mínima 0 pés, máxima ilimitada
🔹 2334S04637W005 → Localização da restrição ARP em 5 milhas náuticas
A primeira linha do NOTAM segue um padrão rígido, e cada código tem um significado específico. Saber interpretá-los ajuda na leitura rápida e eficiente do NOTAM.
Conteúdos que podem ser inseridos no NOTAM após a linha 1:
1️⃣ Linha "A)" → Local de Aplicação
Indica o código ICAO do aeroporto ou FIR onde o NOTAM se aplica.
🔹 Exemplo:
A) SBGR
📌 SBGR → Se aplica ao Aeroporto de Guarulhos
2️⃣ Linhas "B)" e "C)" → Período de Validade
Definem a data e hora UTC em que a informação começa e termina.
🔹 Exemplo:
B) 2404011200
C) 2404152359
📌 B) 01/04/2024 às 12:00 UTC → Início da restrição
📌 C) 15/04/2024 às 23:59 UTC → Fim da restrição
3️⃣ Linha "D)" → Horários Específicos (Opcional)
Se o NOTAM não for válido 24h por dia, esta linha define os horários de aplicação.
🔹 Exemplo:
D) 1200-2200 MON-FRI
📌 Válido apenas das 12:00 às 22:00 UTC, de segunda a sexta-feira
4️⃣ Linha "E)" → Texto Explicativo (Descrição do NOTAM)
Aqui fica a descrição detalhada do evento, contendo:
✔️ O que está acontecendo (fechamento de pista, falha de equipamento, obras)
✔️ Local e motivos
✔️ Efeitos para operações aéreas
🔹 Exemplo:
E) RWY 09L/27R CLSD DUE TO WIP
📌 Pista 09L/27R fechada devido a obras (Work In Progress - WIP)
5️⃣ Linha "F)" e "G)" → Altitudes Afetadas (Opcional, usado para espaço aéreo). Define a altitude mínima (F) e altitude máxima (G) afetada pela restrição.
🔹 Exemplo:
F) 0300FT
G) 10000FT
📌 Restrição entre 300 pés e 10.000 pés
Exemplo de NOTAM realista:
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005
A) SBGR
B) 2403011200
C) 2403152359
E) RWY 09L/27R CLSD DUE TO WIP
Passo a Passo da Interpretação:
Linha 1: Informações gerais (código ICAO)
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005
📌 Q) → Prefixo indicando que é um NOTAM do tipo "Q" (qualquer informação aeronáutica)
📌 SBBS → Região FIR (Flight Information Region) SBBS - FIR Brasília
📌 QMRLC → Código da situação informada:
QMR → Runway (pista)
LC → Closed (fechada)
📌 IV → Categoria do NOTAM (IFR/VFR)
📌 NBO → Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações
📌 A → Área afetada (Aeródromo)
📌 000/999 → Altitude afetada (do solo até altitude ilimitada - 999 FL)
📌 2334S04637W005 → Coordenadas geográficas da restrição (Latitude 23°34’S e Longitude 046°37’W) 005 →Raio de aplicação
Linha 2: Localização
A) SBGR
📌 SBGR → Código ICAO do aeroporto (Guarulhos - SP, Brasil)
Linha 3: Período de Validade
B) 2403011200
C) 2403152359
📌 B) 2403011200 → Início da restrição: 1º de março de 2024 às 12:00 UTC
📌 C) 2403152359 → Fim da restrição: 15 de março de 2024 às 23:59 UTC
Linha 4: Descrição da Restrição
E) RWY 09L/27R CLSD DUE TO WIP
📌 RWY 09L/27R → Pista 09L/27R
📌 CLSD → Fechada (Closed)
📌 DUE TO WIP → Motivo: Trabalhos em andamento (Work In Progress - WIP)
Resumo da Interpretação
📍 Local: Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR)
📅 Período: De 01/MAR/2024 12:00 UTC até 15/MAR/2024 23:59 UTC
🚧 Restrição: Pista 09L/27R fechada devido a obras
🗺️ Localização Geográfica: 23°34’S / 046°37’W
Esse tipo de NOTAM é fundamental para pilotos e operadores de voo ajustarem seus planejamentos, evitando surpresas operacionais.

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