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Blog eAviation

Cultura aeronáutica e informações técnicas sobre aviação...

Aprenda a interpretar um NOTAM.

Atualizado: 16 de abr.

NOTAM (Notice to Airmen, ou, atualmente, Notice to Air Missions) é um aviso oficial utilizado na aviação para informar pilotos e operadores de voo sobre condições temporárias que podem afetar a segurança do voo.


Esses avisos podem incluir:

✈️ Mudanças em pistas de pouso e taxiways

⛈️ Condições meteorológicas adversas

🚧 Fechamentos temporários de aeroportos

📡 Falhas em auxílios à navegação

🎆 Eventos especiais, como shows aéreos ou fogos de artifício


A publicação de NOTAMs é responsabilidade dos órgãos de controle do espaço aéreo de cada país. No Brasil, essa função é desempenhada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que faz parte da Força Aérea Brasileira (FAB).


Principais órgãos responsáveis por NOTAMs ao redor do mundo:

📌 Brasil – DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)

📌 Estados Unidos – FAA (Federal Aviation Administration)

📌 Europa – EASA (European Union Aviation Safety Agency) e órgãos nacionais de cada país

📌 Reino Unido – CAA (Civil Aviation Authority)

📌 Internacional – ICAO (International Civil Aviation Organization) define os padrões


A divulgação de NOTAMs segue um processo padronizado definido pela ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional).


No Brasil, os Centros Expedidores de NOTAM (NOF - Notice to Airmen Office) são responsáveis pela emissão e disseminação dos NOTAMs e estão subordinados ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).


Atualmente, o DECEA mantém cinco NOFs operacionais, cada um cobrindo uma área específica do espaço aéreo brasileiro.


Centros Expedidores de NOTAM (NOF) do Brasil:

  1. SBBR – CINDACTA I (Brasília)

    • Responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) Brasília (SBBS).

  2. SBCT – CINDACTA II (Curitiba)

    • Responsável pela FIR Curitiba (SBCW).

  3. SBRF – CINDACTA III (Recife)

    • Responsável pela FIR Recife (SBRE).

  4. SBEG – CINDACTA IV (Manaus)

    • Responsável pela FIR Amazônica (SBAZ).

  5. SBSP – SRPV-SP (Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo)

    • Responsável pelo espaço aéreo do Terminal São Paulo (TMA-SP).


Cada NOF é responsável por processar e divulgar informações aeronáuticas essenciais para a segurança do tráfego aéreo em sua área de atuação.


No Brasil, os NOTAMs emitidos pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) são organizados em séries, conforme sua finalidade e público-alvo.


Processo de Divulgação de um NOTAM

1️⃣ Solicitação:

  • Um órgão aeronáutico (como um aeroporto, ATC ou companhia aérea) identifica a necessidade de um NOTAM.

  • A solicitação é enviada ao Órgão de Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) competente.


2️⃣ Elaboração e Formatação:

3️⃣ Publicação no Sistema Aeronáutico:

  • No Brasil, os NOTAMs são disponibilizados no AISWEB (Sistema de Informação Aeronáutica do DECEA).

  • Internacionalmente, os sistemas equivalentes fazem a distribuição para os pilotos e operadores de voo.


4️⃣ Acesso pelos Usuários:

  • Pilotos, companhias aéreas e órgãos de controle acessam os NOTAMs via sistemas como AISWEB, aplicativos de planejamento de voo e centrais de operações aéreas.


5️⃣ Validade e Atualização:

  • NOTAMs podem ter validade determinada ou serem cancelados/modificados conforme necessário.


Interpretar um NOTAM exige conhecimento das abreviações e do formato padronizado pela ICAO (International Civil Aviation Organization).


Os códigos das FIRs (Flight Information Regions) são utilizados na identificação das mensagens NOTAM (Notice to Airmen) no Brasil da seguinte forma:


Estrutura do Número do NOTAM:

Cada NOTAM no Brasil possui um número de identificação único, composto por:

  1. Uma letra de série: Indica a FIR de abrangência do NOTAM.

  2. Um número sequencial: Sequencial e independente para cada série, reiniciando a cada ano.

  3. O ano de emissão: Nos dois últimos dígitos.


Séries de NOTAM e suas FIRs correspondentes:

Desde a reestruturação das séries de NOTAM no Brasil, conforme o AIC A24/24, as letras de série correspondem às seguintes:

a) B – CINDACTA III;

b) D – SRPV-SP;

c) E – CINDACTA II;

d) F – CINDACTA I; e

e) G – CINDACTA IV.


A série Zulu (Z) corresponde a todo o território nacional e será utilizada nas seguintes circunstâncias:

a) NOTAM iniciadores;

b) informações localizadas em mais de uma FIR;

c) NOTAM que cancelem ou substituam Suplemento AIP;

d) informações que possuam como indicador de localidade SBXX; e

e) NOTAM PERM.


Exemplo prático:

E0456/25 -> NOTAM nº 456 emitido na FIR Curitiba (série E), em 2025.


Onde encontrar os NOTAMs e suas séries:

Os NOTAMs emitidos no Brasil podem ser consultados através do site do AISWEB (Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA): https://aisweb.decea.mil.br/?i=notam


Ao acessar o site, é possível realizar consultas por FIR, localidade ou outros critérios, e a letra da série do NOTAM estará visível na listagem e no detalhamento de cada mensagem.


Estrutura de um NOTAM:

Um NOTAM segue um formato específico, dividido em seções:


Na linha 1 de um NOTAM, a informação começa com um código "Q)", seguido por uma sequência padronizada de códigos ICAO. Esse formato é definido pela ICAO (International Civil Aviation Organization) no Anexo 15 e no Doc 10066 (PANS-AIM).


Estrutura da Linha 1 Qualificadores (Campos do Q-Code)

Q) [FIR] / [Código do Assunto] / [Tráfego Afetado] / [Propósito]  /   [Âmbito] / [Altitude] / [Localização] / [Raio]

📌 [FIR] → Código ICAO da FIR responsável

📌 [Código do Assunto] → Tipo de restrição (exemplo: pista fechada, obstáculo, restrição de espaço aéreo)

📌 [Tráfego Afetado] → Qual tipo de tráfego é impactado (IFR, VFR, ambos)

📌 [Propósito] → Qual tipo de operação afetada

📌 [Âmbito] → Qual área da aviação é afetada (aeródromos, navegação, serviços)

📌 [Altitude] → Altitude mínima e máxima afetada

📌 [Localização] → Coordenadas geográficas da restrição

📌 [Raio] → Qual o limite de distância afetada pela informação NOTAM


Principais Códigos para a Linha 1

1 - Código da FIR (Flight Information Region)

A FIR indica a área de controle do espaço aéreo. Exemplos para o Brasil:

  • SBBS – FIR Brasília

  • SBCW – FIR Curitiba

  • SBAZ – FIR Amazonica

  • SBRE – FIR Recife

  • SBAO – FIR Atlântico


2 - Código do Assunto (Segundo Campo - Informação do NOTAM)

Indica o tipo de situação informada.



Os códigos podem ser encontrados na publicação DECEA TCA 53-1



Exemplos:

  • QMRLC → Pista fechada (Runway Closed)

  • QMXLC → Taxiway fechada (Taxiway Closed)

  • QRTCA → Espaço aéreo temporariamente controlado


3 - Tráfego Afetado (Terceiro Campo - Tipo de Tráfego Impactado)

Define quais operações são impactadas:

  • I → IFR

  • V → VFR

  • IV → Ambos

  • K → Lista de verificação


4 - Propósito (Quarto Campo - Operação Afetada)

Especifica a importância do NOTAM quanto à divulgação ou inserção em PIB, sendo composto pelas seguintes letras:

a) B – Indica que o NOTAM deve fazer parte de um PIB;

b) M – Indica que o NOTAM não deve fazer parte de um PIB, mas deve estar disponível quando solicitado;

c) N – Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves;

d) O – Indica que o NOTAM é importante para as operações;

e) BO – Indica que o NOTAM deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações;

f) NBO – Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações; ou

g) K – Lista de Verificação.


5 - Âmbito (Quinto Campo - Área Afetada)

Indica o tipo de área que será impactada:

a) A – Aplicado a Aeródromos;

b) E – Aplicado a Rotas ATS;

c) W – Aplicado a Advertências à Navegação;

d) AE – Aplicado aos Aeródromos e às Rotas ATS; ou

e) K – Lista de Verificação.


6 - Altitude Afetada (Sexto Campo - Altitudes mínima e máxima)

Indica quais as altitudes que serão impactadas:

  • 000 → Limite vertical inferior deste NOTAM: 000 - GND e SFC

  • 999 → Limite vertical superior deste NOTAM: 999 UNL ilimitado


7 - Localização e Raio (Sétimo Campo - Coordenadas Lat/Long Raio)

Indica quais as coordenadas e o raio que serão impactadas:

  • 23°34'S → Latitude e hemisfério do ponto da coordenada

  • 046°37'W → Longitude e hemisfério do ponto da coordenada

  • 005 → Distância em milhas náuticas à partir do Airport Reference Point


Exemplos de um NOTAM - Linha 1:

Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005

🔹 SBBS → FIR Brasília

🔹 QMRLC → Pista Fechada

🔹 IV → Afeta voos IFR e VFR

🔹 NBO → Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações

🔹 A → Aeródromo

🔹 000/999 → Altitude mínima 0 pés, máxima ilimitada

🔹 2334S04637W005 → Localização da restrição ARP em 5 milhas náuticas


A primeira linha do NOTAM segue um padrão rígido, e cada código tem um significado específico. Saber interpretá-los ajuda na leitura rápida e eficiente do NOTAM.


Conteúdos que podem ser inseridos no NOTAM após a linha 1:


1️⃣ Linha "A)" → Local de Aplicação

Indica o código ICAO do aeroporto ou FIR onde o NOTAM se aplica.

🔹 Exemplo:

A) SBGR

📌 SBGR → Se aplica ao Aeroporto de Guarulhos


2️⃣ Linhas "B)" e "C)" → Período de Validade

Definem a data e hora UTC em que a informação começa e termina.

🔹 Exemplo:

B) 2404011200 
C) 2404152359

📌 B) 01/04/2024 às 12:00 UTC → Início da restrição

📌 C) 15/04/2024 às 23:59 UTC → Fim da restrição


3️⃣ Linha "D)" → Horários Específicos (Opcional)

Se o NOTAM não for válido 24h por dia, esta linha define os horários de aplicação.

🔹 Exemplo:

D) 1200-2200 MON-FRI

📌 Válido apenas das 12:00 às 22:00 UTC, de segunda a sexta-feira


4️⃣ Linha "E)" → Texto Explicativo (Descrição do NOTAM)

Aqui fica a descrição detalhada do evento, contendo:

✔️ O que está acontecendo (fechamento de pista, falha de equipamento, obras)

✔️ Local e motivos

✔️ Efeitos para operações aéreas

🔹 Exemplo:

E) RWY 09L/27R CLSD DUE TO WIP

📌 Pista 09L/27R fechada devido a obras (Work In Progress - WIP)


5️⃣ Linha "F)" e "G)" → Altitudes Afetadas (Opcional, usado para espaço aéreo). Define a altitude mínima (F) e altitude máxima (G) afetada pela restrição.

🔹 Exemplo:

F) 0300FT
G) 10000FT

📌 Restrição entre 300 pés e 10.000 pés


Exemplo de NOTAM realista:

Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005
A) SBGR
B) 2403011200
C) 2403152359
E) RWY 09L/27R CLSD DUE TO WIP

Passo a Passo da Interpretação:


Linha 1: Informações gerais (código ICAO)

Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2334S04637W005

📌 Q) → Prefixo indicando que é um NOTAM do tipo "Q" (qualquer informação aeronáutica)

📌 SBBS → Região FIR (Flight Information Region) SBBS - FIR Brasília

📌 QMRLC → Código da situação informada:

  • QMR → Runway (pista)

  • LC → Closed (fechada)

📌 IV → Categoria do NOTAM (IFR/VFR)

📌 NBO → Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações

📌 A → Área afetada (Aeródromo)

📌 000/999 → Altitude afetada (do solo até altitude ilimitada - 999 FL)

📌 2334S04637W005 → Coordenadas geográficas da restrição (Latitude 23°34’S e Longitude 046°37’W) 005 →Raio de aplicação


Linha 2: Localização

A) SBGR

📌 SBGR → Código ICAO do aeroporto (Guarulhos - SP, Brasil)


Linha 3: Período de Validade

B) 2403011200  

C) 2403152359  

📌 B) 2403011200 → Início da restrição: 1º de março de 2024 às 12:00 UTC

📌 C) 2403152359 → Fim da restrição: 15 de março de 2024 às 23:59 UTC


Linha 4: Descrição da Restrição

E) RWY 09L/27R CLSD DUE TO WIP

📌 RWY 09L/27R → Pista 09L/27R

📌 CLSD → Fechada (Closed)

📌 DUE TO WIP → Motivo: Trabalhos em andamento (Work In Progress - WIP)


Resumo da Interpretação

📍 Local: Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR)

📅 Período: De 01/MAR/2024 12:00 UTC até 15/MAR/2024 23:59 UTC

🚧 Restrição: Pista 09L/27R fechada devido a obras

🗺️ Localização Geográfica: 23°34’S / 046°37’W


Esse tipo de NOTAM é fundamental para pilotos e operadores de voo ajustarem seus planejamentos, evitando surpresas operacionais.







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